Quem sou eu

Minha foto
A Renascer Produções Culturais organiza o Seminário Internacional de Crítica Teatral desde 2005 evento que reúne estudantes, profissionais e estudiosos de diferentes formações acadêmicas em um compartilhar de experiência, opinião e conhecimento dos mais diversos países, com o propósito maior de fazer avançar o desenvolvimento do discurso crítico sobre a criação teatral, em todo o mundo. O exercício da crítica de teatro como disciplina e a contribuição para o desenvolvimento das suas bases metodológicas constituem, assim, a prática do Seminário Internacional de Crítica Teatral, levada a cabo por críticos do teatro e uma gama de especialistas nas áreas de conhecimento que entrecruzam comunicação, história, filosofia, arte, literatura e teoria teatral, dentre outras. O Seminário Internacional de Crítica Teatral é um projeto que busca implementar no estado de Pernambuco um espaço permanente de debate sobre a estética teatral contemporânea. A edição 2011 tem como tema o Teatro fora dos Eixos. Todas as atividades desenvolvidas pelo seminário terão como base a discussão das poéticas cênicas que estão se propondo em produzir trabalhos que estão fora do cânone do teatro ocidental.

sábado, 14 de agosto de 2010

Seminário Internacional de Crítica Teatral


Dia 14 de agosto
Palestra: O teatro Latinoamericano de 2000 a 2010
Com Vivian Tabres

Olhar para o teatro Latino-Americano e Caribeño na primeira década do século XXI revela um arco-íris de tendências que confirmam a força e a vitalidade de um movimento de arte heterogêneo e que, na sua capacidade como expressão da síntese de todas as artes, segue pulsando por violar seus próprios limites, tornando-se o espaço alternativo no meio da complexa situação social. Junto com o teatro de grupo - célula mãe que favoreceu surgir uma nova teatralidade com um sentido coletivo do social - que continuam defendendo emblemáticos coletivos e criando novas possibilidades, alternativas e aleatórias de agrupamento. Santiago García argumenta que o termo alternativo está se espalhando, mesmo do ponto de vista da ciência contemporânea, que se recusa a ver o fenômeno como inequívoca ou fechada. Há muitos exemplos de encenação em que os processos expressivos são baseados em uma teatralidade complexa, que alimenta o elemento conceptual e revela uma fascinante visão sobre a nossa realidade. Como declarou recentemente o diretor Miguel Rubio Peru, a América Latina e o Caribe "não é um, é indígena, é Africano, Europeu e contemporânea é aberta a todas as práticas do século XXI, o nosso teatro é executado através do espírito dos três continentes, se alimenta culturalmente dessa três raízes, e dialoga com elas de igual para igual com teatros de todo o mundo "



Vivian Martínez Tabares - Crítica de teatro e pesquisadora, editora e professora universitária. Suas obras foram publicadas em várias antologias sobre o teatro, e trabalha com teatro cubano e publicações culturais (Tablas, Conjunto, La Gaceta de Cuba, temas, o Bearded Cayman, Revolução e Cultura, Universidade de Havana, Casa de las Américas Resumo Semanal Granma, Alma Mater, a carta de Tipo, Bohemia, UNIÃO, cidade e Juventud Rebelde, e os boletins Cubarte Jiribilla, Lettres de Cuba e laventana site da Casa de las Américas), e na Alemanha , Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, México, Porto Rico, Suécia, República Dominicana e Venezuela. Ela é membro da União dos Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC) e secretária-geral do Centro Cubano da Associação Internacional de Críticos de Teatro (AICT).

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Folha de Pernambuco

Amazonas 24 horas

Folha de Pernambuco On line

Folha de Pernambuco On Line
11 de agosto de 2010

Jornal dos Bancários

Diário de Pernambuco

Portal Jaboatão em Foco

Jornal Tribuna Popular

Continente Multicultural On Line