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A Renascer Produções Culturais organiza o Seminário Internacional de Crítica Teatral desde 2005 evento que reúne estudantes, profissionais e estudiosos de diferentes formações acadêmicas em um compartilhar de experiência, opinião e conhecimento dos mais diversos países, com o propósito maior de fazer avançar o desenvolvimento do discurso crítico sobre a criação teatral, em todo o mundo. O exercício da crítica de teatro como disciplina e a contribuição para o desenvolvimento das suas bases metodológicas constituem, assim, a prática do Seminário Internacional de Crítica Teatral, levada a cabo por críticos do teatro e uma gama de especialistas nas áreas de conhecimento que entrecruzam comunicação, história, filosofia, arte, literatura e teoria teatral, dentre outras. O Seminário Internacional de Crítica Teatral é um projeto que busca implementar no estado de Pernambuco um espaço permanente de debate sobre a estética teatral contemporânea. A edição 2011 tem como tema o Teatro fora dos Eixos. Todas as atividades desenvolvidas pelo seminário terão como base a discussão das poéticas cênicas que estão se propondo em produzir trabalhos que estão fora do cânone do teatro ocidental.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Programação Geral

14 de agosto às 19h

Abertura do Evento
19h30min
Palestra Vivian Tabares (Cuba)
Tema: O Teatro Latinoamericano na primeira década do século XXI

15 de agosto às 20h30min
Mostra Sexualidade(s) e Performance
Espetáculo Paloma Para Matar
Hórus Visão Cênica
Teatro Alfredo de Oliveira
Preço: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia entrada)

16 de agosto às 19h
Palestra Ian Herbert (Inglaterra)
Tema:Teatro Europeu de 2000 a 2010

17 de agosto às 19h
Palestra Rodrigo Dourado (Pernambuco)
Tema: Bonecas falando para o mundo: transformismo e performanceda (des)identidade pernambucana

18 de agosto às 20h
Mostra Sexualidade(s) e Performance
Espetáculo Fio Invisível da Minha Cabeça
Cia do Ator Nu
Teatro Capiba / Sesc de Casa Amarela
R$ 10,00 (preço único)

19 de agosto às 19h
Palestra Miyuki Takahashi (Japão)
Tema: Teatro Oriental na primeira década do século XXI

20 de agosto às 20h
Mostra Sexualidade(s) e Performance
Demonstração de Trabalho Senhora dos Afogados
Cênicas Companhia de Repertório

21 de agosto às 20h
Mostra Sexualidade(s) e Performance
Espetáculo Chat
Grupo Teatro de Fronteira
R$ 10,00 (preço único)

22 de agosto às 19h
Palestra Wellington Júnior (Pernambuco)
Tema: Por um teatro das encruzilhadas - de A Máquina até Encruzilhada Hamlet


Local das palestras:
Auditório do Bloco J da Unicap
Rua Nunes Machado, 81, Boa Vista
Informações: 81 4141-4726 / 8616-8950
Inscrições Gratuitas pelo e-mail: seminariodecritica@gmail.com

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Edição 2010: Encontro dos Continentes

Nesta edição de 2010, o Seminário Internacional de Crítica Teatral propõe um mergulho nos processos, métodos e estratégias da teatralidade contemporânea. O tema Encontro dos Continentes obtém a adesão dos principais pensadores do teatro contemporâneo mundial: Ian Herbert, da Inglaterra presidente honorário da Associação Internacional de Críticos de Teatro (IACT); Miyuki Takahashi, do Japão -crítica de teatro no Japão; Vivian Martinez Tabares, de Cuba teatróloga e editora da Revista Conjunto da Casa das Américas de Cuba. Além desses pensadores, dois interlocutores locais dividem o espaço de debate: Rodrigo Dourado - mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco; e Wellington Júnior - licenciando em Artes Cênicas, também pela Universidade Federal de Pernambuco.

No decorrer da programação do Seminário será realizada a Mostra Sexualidade(s) e Performance, com apresentações de quatro espetáculos locais que serão assistidos pelos críticos Kil Abreu (SP), Paulo Bio Toledo (SP), Duda Martins (PE) e Paulo Michelotto (PE).

Cada vez mais o Seminário Internacional de Crítica Teatral, único nessa categoria no Brasil, consolida-se como um espaço importante de reflexão sobre o fazer teatral contemporâneo. E põe o Recife como um dos mais importantes polos do pensamento cênico, colocando-o no centro da discussão mundial.

O Seminário Internacional de Crítica Teatral, edição 2010, justifica-se pela necessidade de cimentar as relações privilegiadas que têm sido construídas ao longo das suas realizações. O compromisso da Renascer Produções Culturais é o de contribuir para que profissionais e estudantes de teatro, bem como profissionais e estudantes de jornalismo (profissionais da informação) possam ter acesso a instrumentos e técnicas pertinentes a uma área tão específica como a crítica teatral. Além do quê, é necessário imprimir às realizações do Seminário outras perspectivas e visões enriquecedoras.
A Renascer Produções Culturais organiza o Seminário Internacional de Crítica Teatral desde 2005 -evento que reúne estudantes, profissionais e estudiosos de diferentes formações acadêmicas em um compartilhar de experiência, opinião e conhecimento dos mais diversos países, com o propósito maior de fazer avançar o desenvolvimento do discurso crítico sobre a criação teatral, em todo o mundo.


O exercício da crítica de teatro como disciplina e a contribuição para o desenvolvimento das suas bases metodológicas constituem, assim, a prática do Seminário Internacional de Crítica Teatral, levada a cabo por críticos do teatro e uma gama de especialistas nas áreas de conhecimento que entrecruzam comunicação, história, filosofia, arte, literatura e teoria teatral, dentre outras.

Um dos resultados expressivos dessa iniciativa tem sido a criação, renovação e estímulo à permanência de uma rede informal de colegas e amigos que partilham a mesma atividade e que, desejavelmente, permanecem em contato, atualizando entre si, e de forma regular, o conhecimento das suas respectivas realidades teatrais.

A trajetória do Seminário Internacional de Crítica Teatral inicia-se em 2005, com o tema O Pensamento e a Cena, e conta com a presença mais que ilustre de Bárbara Heliodora (RJ) e de Sábato Magaldi (SP), ícones da crítica jornalística e ensaística nacional e pioneiros na pesquisa teatral no país. Além deles, Ivana Moura, Luís Reis e Rodrigo Dourado, estudiosos pernambucanos, que também trouxeram sua valiosa contribuição.

No ano seguinte, 2006, o foco deixa de ser a crítica estritamente jornalística e passa a ser o pensamento crítico, entendido como abordagem necessária e definitiva para o teatro investigativo. Com o tema O Pensamento e a Encenação, a segunda edição do Seminário é abrilhantada com a participação de profissionais que têm suas atividades em São Paulo e em Pernambuco - Kil Abreu, Antônio Araújo, Alberto Guzik, Sebastião Milaré, Carlos Simioni; João Denys, Carlos Carvalho, Rodrigo Dourado, Thiago Soares e Luís Reis, os cinco últimos de Pernambuco. Durante cinco dias, produz-se intenso diálogo sobre atores, encenações e os temas mais diversos ligados ao teatro de pesquisa brasileiro.

Ainda em terceira edição, no ano de 2007, o Seminário lança-se por paragens mais distantes e passa a ser internacional. O tema O Encontro das Américas privilegia a dramaturgia como eixo das discussões. Para tanto, conta com a participação de importantes dramaturgos pernambucanos como João Falcão, Vital Santos, Rubem Rocha Filho e Luiz Felipe Botelho. Além desses nomes, o Seminário recebe as visitas latinas de Jacqueline Vidal Buenaventura, atriz e dramaturgista do célebre Teatro Experimental de Cali da Colômbia, e de Vivian Martinez Tabares, teatróloga e editora da Revista Conjunto da Casa das Américas de Cuba.