Quem sou eu

Minha foto
A Renascer Produções Culturais organiza o Seminário Internacional de Crítica Teatral desde 2005 evento que reúne estudantes, profissionais e estudiosos de diferentes formações acadêmicas em um compartilhar de experiência, opinião e conhecimento dos mais diversos países, com o propósito maior de fazer avançar o desenvolvimento do discurso crítico sobre a criação teatral, em todo o mundo. O exercício da crítica de teatro como disciplina e a contribuição para o desenvolvimento das suas bases metodológicas constituem, assim, a prática do Seminário Internacional de Crítica Teatral, levada a cabo por críticos do teatro e uma gama de especialistas nas áreas de conhecimento que entrecruzam comunicação, história, filosofia, arte, literatura e teoria teatral, dentre outras. O Seminário Internacional de Crítica Teatral é um projeto que busca implementar no estado de Pernambuco um espaço permanente de debate sobre a estética teatral contemporânea. A edição 2011 tem como tema o Teatro fora dos Eixos. Todas as atividades desenvolvidas pelo seminário terão como base a discussão das poéticas cênicas que estão se propondo em produzir trabalhos que estão fora do cânone do teatro ocidental.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CONCEITO DO SEMINÁRIO - TEATRO FORA DO EIXO

REhab – territórios recambiantes de Amy – Dá o ninja*.


*Texto elaborado pela Comissão de organização – Luciano Rogério, Roberto Carlos e Wellington Júnior

Sair fora dos eixos: descomedir-se; exceder-se.

FORA adv (lat foras) 1 Exteriormente, na face externa: Pintar por fora. 2 Em lugar diferente do da residência habitual: Dormir fora. 3 Para longe: Lance fora isso. 4 Em país estranho: Viajar mundo a fora. prep 1 Exceto, menos: Saíram todos, fora a professora. 2 Afastado de: Fora dos eixos. 3 Além de: Fora eles, havia mais um. interj Arreda!, sai! F. de horas: a desoras, muito tarde. F. de propósito: impróprio da ocasião; inconveniente; inoportuno. F. de si: desvairado, exaltado. F. do natural: excessivo; fora das proporções naturais. Dar o fora: a) ir-se embora, raspar-se; b) romper namoro ou noivado.

Ator Círculos que não se fecham experimento sangue noite faca crítica off in inconveniência coragem espaço cômico amadores diálogo tumultuado metamorfose pós-contemporânea acusações tormentos mangues rios inóspito simbólica @.com berlinda tribo sexo suicídio anjos cá lá dilemas conquista zona contaminada cu curra marginalização não ser blog.

PROGRAMAÇÃO


O Seminário Internacional de Crítica Teatral – Edição Recife 2011 contará com as seguintes atividades:

MOSTRA FORA DO EIXO

Apresentação de 09 espetáculos oriundos das cidades de Recife, Limoeiro, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Manaus.

RECIFASTTEATRO

Apresentação de 11 cenas curtas numa mostra nacional que contempla grupos oriundos das cidades de: São José do Rio Preto, Rio de Janeiro, Manaus, Recife e Jaboatão dos Guararapes.

OPEN SPACE

Realização de 04 open spaces – demonstrações de trabalho – com 04 grupos de teatro oriundos de: Recife e Manaus.

AÇÕES FORMATIVAS (OFICINAS E MINI-CURSO)

Teremos 04 oficinas e 01 mini-curso que tematizam as relações entre teoria e prática teatral.

LEITURAS CRÍTICAS

Foram convidados 09 críticos teatrais que escreverão sobre a produção estética apresentada no seminário de crítica.

LEITURA DRAMÁTICA

Será realizada uma leitura dramática com uma dramaturgia fora do eixo.

PALESTRA

Será realizada uma palestra com ator e diretor belga Thierry Tremouroux , onde será apresentada uma demonstração de suas pesquisas sobre o ator e o espaço.

NOITE GASTRONÔMICA

Evento apresentado pelo Pontinho de Cultura Galpão das Artes de Limoeiro a partir de suas pesquisas com Gastronomia.

MOSTRA FORA DO EIXO

Bodas de Sangue (Manaus - AM)


Grupo de Repertorio Arte & Fato




“Bodas de Sangue” é um dos mais importantes textos da dramaturgia

espanhola, que conta a história de amor entre o realismo e o surreal. Suas

personagens envolvidas em conflitos de sangue tornam a temática instigante

e de grande beleza poética. Uma mãe amargurada e receosa pela vida do

seu filho. Um filho ansioso de se casar. Um homem casado preso a um amor

antigo. Um pai desejoso em ver seu patrimônio crescer. Um casamento. Uma

traição. Ódio e vingança marcam a tragédia de “Bodas de Sangue”.

A peça escrita por Federico García Lorca há mais de 70 anos, é baseada em

fatos reais ocorridos com camponeses na Província de Nijar, na Andaluzia,

Espanha, onde uma noiva foge no dia do seu casamento e provoca uma

tragédia em duas famílias, a do noivo e a do amante.

.

Ficha Técnica

Texto: Federico Garcia Lorca

Direção: Douglas Rodrigues

Elenco: Bety Ghimel, Larissa Rufino, Fagner Coelho, Sergio Lima, Hely Pinto, Rivaldo Monteiro, Raquel Santos, Munik Pétala, Vanessa Pimentel, Denis Carvalho, Ednelza Sahdo

Cenografia: Douglas Rodrigues

Figurino: Douglas Rodrigues

Iluminação: Douglas Rodrigues

Sonoplastia e Direção Musical: Mikelane de Almeida

Contra- Regra: Grupo de Repertorio Arte & Fato

Assessoria: Jorge Bandeira

Montagem: Grupo de Repertorio Arte & Fato



Data 27/08/2011

Ingressos R$ 5,00 (meia-entrada para todos)

Local Teatro Luiz Mendonça – Recife - PE

Horário às 20h

Classificação indicativa: 14 anos

Duração:1h15



Brincadeiras(Manaus- AM)

Companhia Metamorfose de Teatro




O espetáculo recebeu o Prêmio de Melhor Espetáculo Infantil do 7º Festival de Teatro da Amazônia, realizado em outubro de 2010. Coloca-se em cena uma trupe de atores saltimbancos que vivem de cidade em cidade. Utilizando a manipulação de objetos, surgem histórias onde reina a poesia, habitam os sonhos e as brincadeiras. O espetáculo passa do folclore ao teatro, e do teatro à poesia. Cada nova história é mais engraçada que a anterior, do Papagaio da Vó Rosinha que foge de camisola pra dançar o Boi Bumbá a cena da Revolta dos Bonecos, tudo é mágico.

Ficha Técnica:

Autor: Raimundo Matos de Leão

Direção: Socorro Andrade

Elenco:Camila Duarte, Dinne Queiroz, Clayson Charles e Idelson Mouta

Direção de ator: Paula Andrade

Pesquisa musical: David Almeida e Socorro Andrade

Músico: Sininho Mendes

Figurino: Socorro Andrade

Maquiagem: Jonatas Sales

Cenografia: Socorro Andrade

Trabalho corporal: Weldson Rodrigues

Operador de sonoplastia: Leonel Worton



Data 28/08/2011

Ingressos R$ 5,00 (meia-entrada para todos)

Local Teatro Barreto Júnior – Recife - PE

Horário às 10h30

Classificação indicativa: Livre

Duração:1h





Círculos Que Não Se Fecham... Experimento Nº 1 (Recife - PE)

Trupe Circus da Escola Pernambucana de Circo



A montagem trata de questões da juventude, principalmente aquelas relacionadas à violência sofrida pelos jovens de todas as classes sociais, mas, principalmente, os jovens das periferias urbanas (violência de gênero, na escola, no futebol, etc.), tendo o olhar da juventude contemporânea como ponto de partida, num mix de circo, dança, música e teatro. Círculos que não se Fecham... Experimento nº. 1 propõe pensar a juventude contemporânea e tornar relevantes seus espaços, seus pensamentos, suas idéias e suas práticas. Mas também queremos levantar questões que apontam para uma realidade assombrosa: o que leva um jovem a agredir, a matar, a destruir suas vidas nas drogas, a não ter perspectiva de vida e com isso seguir por caminhos tão obscuros? O que esses jovens com essas atitudes querem dizer, gritar, serem vistos, ouvidos? Por quem?

Ficha Técnica

Roteiro e encenação: Fátima Pontes

Direção: Fátima Pontes, Maria Luiza Lopes e Anne Gomes

Coreografias: Patrícia Costa

Oficina de break e hip hop: Jean David

Oficina de maculelê: Angélica Lins

Projeto de iluminação: Sávio Uchôa

Execução de iluminação: Saulo Uchôa

Execução de sonoplastia: Blau Lima

Seleção de sonoplastia: Fátima Pontes

Arranjo musical: Orquestra Perfil (Aguinaldo Menezes, Lyzia Rocha, Heber Melo, Elton Assunção, Rosael Pimenta, Cleiton Eleno e Dinho)

Gravação da seleção musical: Estúdio Tropical Tec (Jorge Banana)

Produção executiva: Fátima Pontes e Alexandre Menezes

Assistente de produção: Maria Luiza Lopes

Programação visual: Cláudio Lira

Assessoria de comunicação: Rodrigo Dourado

Filmagem/Vídeo: Daniel Castelo Branco

Fotografia: Lídia Marques

Figurino: Júlia Fontes

Costureira: Maria Lima

Grafitagem das camisas do figurino: Grupo Cultural e Social Cores do Amanhã

Cenário: Fátima Pontes e Maria Luiza Lopes

Pintura das bandeiras na técnica tie dye: Catarina Brandão

Oficina de cubo: Poliana Cristina (Circo de Mônaco)

Oficina de bandeiras: Thaianne Cavalcanti

Mediadores dos debates sobre o espetáculo: Rudimar Constâncio, Fátima Aguiar, Breno Fittipaldi, Leidson Ferraz, Reginaldo Veloso, José Manoel, João Dennys, Damiana Julia, Auta Azevedo, Joselito Costa.

Oficina de acrobacia de solo, pista acrobática, báscula e trapézio triplo: Sérgio Oliveira e Jerusa Rocha (Associação Londrinense de Circo).

Elenco: Alexandre Santos, Allison Santana, Bruno Fernando, Célio Santos, César Gomes, Érico Barreto, Hammai de Assis Vieira, Hosani Gomes, Ítalo Feitosa, Christian Johnny, Jonatas Carvalho, Michael Francisco, Suenne Sotero, Thiago Oliveira.

Contra-regra: Fábio Cavalcanti

Data 28/08/2011

Entrada Gratuita

Local Escola Pernambucana de Circo – Recife - PE

Horário às 20h

Classificação indicativa: 12 anos

Duração:1h20





Ofélia (Jaboatão dos Guararapes - PE)

Cia. de Teatro e Dança Pós- Contemporânea d'Improvizzo Gang




Nobre e namorada do príncipe Hamlet. Ophélia, casta e bela como a neve, deveria ser a próxima rainha do reino da Dinamarca. Esse seria o seu destino. Mas nem sempre o destino consegue voar até nós. Num texto de Paulo Michelotto, Pollyanna Monteiro e William Shakespeare, a Cia. de teatro e dança pós- contemporânea d’Improvizzo Gang traz Ophélia, uma peça sobre poder, juventude e fragilidade da vida.

Ficha Técnica

Texto: Paulo Michelotto, Pollyanna Monteiro e William Shakespeare

Elenco: Pollyanna Monteiro, Evandro de Mesquita Diles e o Público

Design de cena, corpo, voz e maquiagem: Paulo Michelotto e PollyannaMonteiro

Design de moda: Ilza Marie, Paulo Michelotto e PollyannaMonteiro

Design de luz: Cleison Ramos

Trilha musical: Tema de Ophélia(Paulo Michelotto), Fodder in her wings(Nina Simone, versão: Paulo Michelotto) e The fresh failure/ Let the sunshine in(Mac Dermont, Ragni e Rado)

Produção: Cia. de Teatro e Dança Pós- Contemporânea d'Improvizzo Gang

Data 29/08/2011

Entrada Gratuita

Local Casa Mecane – Recife - PE

Horário às 20h

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 50 min.



A Inconveniência de Ter Coragem (Limoeiro – PE)

Pontinho de Cultura Galpão das Artes



A história agrega elementos pitorescos do cotidiano popular nordestino bastante explorados pelo escritor em sua obra, narrando uma trama cujo eixo central, a suspeita da traição pairando sobre um casal, se torna o mote para o desenrolar dos acontecimentos. Com humor e irreverência, os atores, fantasiados como bonecos, interagem com a plateia, ao mesmo tempo em que embalam a narrativa com canções diversas e também criam a sonoplastia do espetáculo.

Ficha Técnica

Texto: Ariano Suassuna

Encenação e produção: Fábio André

Elenco: Lucas Rafael, Kettuly Muniz, Charlon Cabral, Jadenilson Gomes, Francisco Queiroz

Produção geral: Pontinho de Cultura Galpão das Artes

Participação especial: Mano de Baé, coquista de Tracunhaém

Figurino: Ruy Arruda, Sandra Fragoso e Maria de Lourdes

Adereços: Fábio Santana

Maquiagem: Jadenilson Gomes

Contra regra: José Roberto

Data 31/08/2011

Entrada Gratuita

Local Pontinho de Cultura Galpão das Artes – Limoeiro - PE

Horário às 20h

Classificação indicativa: Livre

Duração: 1h



[OFF]Inferno ou Lave os céus para que eu morra (Manaus-AM)

Cia. Cacos de Teatro



O corpo – performance – evidencia noves sensações, distribuí energias e quedas. O corpo-morto quebrado perpassa por noves círculos e comungam uma relação de conjunto com humanidades. A culpa, o caos, a intervenção, a mídia, a performance, as trevas e a solidão são conjuntos participativos dessa grande caixa de pandora. O encontros dos elos são ocasionados pela sucessão de imagens do corpo em queda, em sobressalto, na sua humanidade mais frágil, ou seja, nos acréscimos da morte. [OFF] INFERNO ou Lave os Céus para que eu morra é um convite ao pós. 09 círculos. 09 caixas. Um corpo. Sensações. Imagens. Quedas. OFF. Pecados. Contrapassos. Experimento. Processo. Culpa. Caos. Intervenção. Mídia. Performance. Trevas. Solidão. Fracasso.Inferno. Interno.



Ficha Técnica

Performer: Francis Madson

Direção: Dyego Monnzaho

Produção: Carol Santa Ana

Contra-regra: Taciano Soares

Video maker: Ana Paula Costa

Data 02/09/2011

Ingressos R$ 5,00 (meia-entrada para todos)

Local Teatro Hermilo Borba Filho – Recife - PE

Horário às 21h

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 1h

Barrela (Caruaru - PE)

Trup As Crias de Mãe Júlia



O espetáculo Barrela, primeiro texto teatral de Plínio Marcos foi escrito em 1958 e censurado diversas vezes. É a história de seis presos que entre acusações e uma vida de tormentos vão revelando seus passados até que um preso recém chegado na cela (o Garoto) imprime uma nova conotação à ação dramática. Barrela – A história de uma curra na prisão.

Ficha Técnica

Dramaturgia: Plínio Marcos

Direção: Moisés Gonçalves

Direção de Arte: Moisés Gonçalves e Cris Ferreira

Direção da trilha sonora: Sérgio Félix

Elenco: Ary Augusto, Beto Aragão, Bob Gomes, Ítalo Martins, Izak Gonzaga, Isac Santyerry, Marcos Mercury, Ramatis Nepomuceno, Jane Cordeiro, Gutemberg Andrade e Sebastião Santos

Iluminação: Moisés Gonçalves e Breno Rafaelo

Produção: Bela Araújo

Data 03/09/2011

Entrada Gratuita

Local Espaço Cultural Tancredo Neves - Caruaru

Horário às 22h

Classificação Indicativa: 14 anos

Duração: 1h10



Do Moço e Bêbado Luna (Recife - PE)

Grupo Teatro de Rua Loucos e Oprimidos Maciel




“Do Moço e do Bêbado Luna” conta a história do grande poeta pernambucano Erickson Luna, onde uma companhia de artistas de rua resolve romper as barreiras do óbvio dramatizando em espaços abertos poemas e canções do saudoso mestre.No 1º momento, um coro narra à relação do homem Luna com o seu meio, a biografia urbana vivenciada entre becos e bares. Das noites de recifenses, nos revelando a tragédia social dos guetos da cidade. De forma poética o autor fala de sua relação com Santo Amaro, seus rios e mangues.Querido por uns e odiado por outros, não se preocupava em bradar suas verdades.No 2º momento, através de monólogos, é mostrada a relação do poeta com a hipocrisia das pessoas, o tédio, a solidão, o vazio. Finalizando, já bastante debilitado fisicamente, entrega-se de corpo e alma a poesia afirmando: “A Poesia atropelou meu verso, saiu da linha e traça a vida por um triz”.



Texto: Da obra Do Moço e do Bêbado, do poeta pernambucano Erickson Luna

Adaptação e direção: Carlos Salles

Programação visual: Java Araújo

Maquiagem: O grupo

Adereços: Alfredo Holanda

Pesquisa musical: Gê Domingues

Elenco: Carlos Ferrera, Carlos Salles, Celso José, Damiana Júlia, Eduardo Filho, Fábio Calamy, Roberta Lúcia, Rodrigo Torres.

Produção executiva: Carlos Salles e Eduardo Filho

Produção geral: Grupo Teatro de Rua Loucos e Oprimidos Maciel

Data 04/09/2011

Entrada Gratuita

Local Pátio de São Pedro – Recife - PE

Horário às 18h

Classificação indicativa:16 anos

Duração: 50 min

Mãe - in loco (Manaus-AM)

Cia. Cacos de Teatro




Mãe - é uma palavra carregada de exímio sentindo. O lugar de Mãe - In Loco é inóspito, desregrado e cruel.

Ficha Técnica

Performer: Carol Santa Ana

Intervenção: Taciano Soares

Direção: Francis Madson

Iluminação: Dyego Monnzaho

Contra-regra: Ana Paula Costa

Data 04/09/2011

Ingressos R$ 5,00 (meia-entrada para todos)

Local Espaço Muda

Horário às 20h

Classificação indicativa:18 anos

Duração:1h

RECIFASTTEATRO – MOSTRA NACIONAL DE CENAS CURTAS EDIÇÃO 2011

Data 30/08/2011


Entrada Gratuita

Local Teatro Capiba – Recife - PE

Horário às 19h

1)Mel (São José do Rio Preto - SP)

Gerrah Tenfuss



A figura feminina inserida no contexto do consumismo. A cena aborda de maneira simbólica aspectos do feminino.

Ficha Técnica

Elenco, roteiro, direção, iluminação, sonoplastia: Gerrah Tenfuss

Figurino, visagismo, operação de luz e som: Carolina Alvim

Fotografias: Juliana Merengue

Produção: BlackBerries Wilted Company

Classificação indicativa: 14 anos

2) @.com (Manaus - AM)

Cia. de Idéias



Um bate papo de um site de relacionamento. Duas pessoas iniciam um diálogo de primeiro encontro. Marido e mulher conversam sem saber quem são. Perdem sua total identidade ao entrarem nesse mundo virtual, sendo absorvido por suas próprias histórias e personas.

Ficha Técnica

Direção e adaptação: João Fernandes

Iluminação: Cleinaldo Marinho

Elenco: João Fernandes

Assistente de Direção: Dyego Monnzaho

Classificação: Livre

3) A dama da Noite (Recife - PE)

Cênicas Companhia de Repertório



Gira em torno do amor: amor/morte, amor/saudade, amor/ódio, amor/amor. Caio F. expõe seu universo urbano, denso e poético de maneira crua e direta, porém com uma delicadeza ímpar. Seu texto é recheado de passagens fortes, mas com imagens oníricas e poéticas. São personagens que estão a margem da sociedade, fora da "roda".

Ficha Técnica

Autor: Livre adaptação da obra de Caio Fernando Abreu por Antônio Rodrigues

Direção, concepção geral e adaptação do texto: Antônio Rodrigues

Elenco: Marcelo Francisco

Maquiagem: Cênicas Companhia de Repertório

Mixagem e edição de Som: Paulo Smith

Execução de sonoplastia: Cláudio Malaquias

Plano de iluminação e operação de luz: Luciana Rapozo

Operação de som: José Neto

Assessoria de imprensa: Antônio Rodrigues

Programação visual: Antônio Rodrigues

Fotografia: Cláudio Malaquias e Antônio Rodrigues

Direção de produção e produção executiva: Antônio Rodrigues

Assistência de marketing: Alexandre Siqueira

Realização: Cênicas Companhia de Repertório

Classificação indicativa: 16 anos

4) Nós, cachorros. (Jaboatão dos Guararapes - PE)

Berlinda – Tribo de Atuadores



A cena, o olhar e não ver e ser olhado e não visto, é a tônica do cotidiano de um homem solitário, morador de rua, privado da companhia de seu único amigo (um cão), e ainda, privado do direito de existir como cidadão.apresenta ao público aspectos da vida, que em sua maioria mostram a crueldade e os preconceitos humanos, empregando, no entanto, uma linguagem que permite suavizar este lado obscuro. demonstrando que enxergamos o que queremos. A responsabilidade social aponta seu dedo acusador em nossa direção, ao nos depararmos com a triste realidade de nossas crianças, submetidas à marginalização, o que leva-nos a questionar a eficiência de nossas leis, de nossos governantes e de nós mesmos.

Ficha Técnica

Texto: Saulo Máximo e Samantha Medina

Direção: Saulo Máximo, Samantha Medina e Zoraide Coleto

Preparação corporal: Gardênia Coleto

Figurino: Ci Lopes

Concepção sonora: Saulo Máximo e Samantha Medina

Execução de som: Ci Lopes

Fotografia: Lincoln Antônio

Concepção de cenário: Berlinda – Tribo de Atuadores

Assessores de imprensa: Gardênia Coleto e Saulo Máximo

Produção executiva: Zoraide Coleto

Produção: Berlinda – Tribo de Atuadores

Classificação indicativa: 16 anos

5) Mais um (Rio de Janeiro - RJ)

Clã de Nós



Uma atriz viciada em testes, em busca de um papel , nao entende porque nunca é escolhida para um personagem. Suas histórias e dilemas são expostos na busca da conquista.

Texto: Bruna Campello e Rosane campello

Direção: Léo Castro

Elenco: Bruna campello

Figurino: Amanda Paiva

Iluminação: Léo Castro

Classificação indicativa: Livre

Data 01/09/2011

Entrada Gratuita

Local Teatro Capiba – Recife - PE

Horário às 19h

1) Mancha de Sangue (Recife - PE)

Anjos de Teatro



Uma prisão e quatro encarcerados. No dia seguinte após humilhações e privações, essas quatro vidas vão enfrentar um dos maiores desafios do ser humano, a morte. Condenados por um poder maior estabelecido, entre revoltas e conformações, angústias e fé, esta última noite de suas vidas é conturbada por uma decisão, como morrer. A execução na fogueira era uma prática comum e este era o destino selado a estas vítimas, pecadoras ou não. Uma nova opção surge em meio aos gritos e discussões, um suicídio coletivo. Nesta situação irrevogável, ter uma morte menos dolorosa é algo a se cogitar, mesmo que seja necessária uma atitude de coragem. Se matar é uma atitude de coragem ou covardia? O ser humano colocado em cheque com um desfecho cruel que nos faz pensar no valor da vida.



Texto e direção: Jorge Féo

Elenco: Elilson Duarte, Hermínia Mendes, Isis Agra e Jorge Féo

Iluminação: Cleison Ramos

Figurino: Jorge Féo

Pesquisa musical e operação de som: Nilton Leal

Realização: Anjos de Teatro

Classificação indicativa: 12 anos

2) A outra (Jaboatão dos Guararapes - PE)

Berlinda – Tribo de Atuadores



Amores, ódio, preconceito, sexo e vergonha permeiam a vida de um alguém prisioneiro de si mesmo e condenado a viver de mentiras.

Ficha Técnica

Texto: Saulo Máximo

Direção: Zoraide Coleto

Preparação corporal: Gardênia Coleto

Figurino: Maysa Becker

Concepção sonora: Samantha Medina

Execução de som: Evilásio Andrade

Fotografia: Débora Guaraná

Concepção de cenário: Berlinda – Tribo de Atuadores

Assessores de imprensa: Gardênia Coleto e Saulo Máximo

Produção executiva: Zoraide Coleto

Produção: Berlinda – Tribo de Atuadores

Classificação indicativa: 16 anos



3) Giorgia ( Recife - PE)

Anjos de Teatro



Baseado nos contos Johann e Último Beijo de Amor de Álvares de Azevedo. Um monólogo de 14 minutos para palco italiano. Giorgia vive os fatos da tragédia vivida em sua família e do seu suicídio.Apresentado na III Semana de Cênicas da UFPE e também pelo Janeiro de Grandes Espetáculo no Projeto Quarta Belas no Espaço Muda



Ficha Técnica

Texto: Igor Beltrão Castro de Assis

Direção: Jorge Féo

Atuação: Hermínia Mendes

Iluminação: Cleison Ramos

Edição de sonoplastia: Gustavo Arruda

Execução de sonoplastia: Nilton Leal

Figurino: Paulina Albuquerque

Realização: Anjos de Teatro

Classificação indicativa: 12 anos

4) Dois pra lá, dois pra cá (Recife - PE)



Cênicas Cia. de Repertório

Casal de amantes resolvem tirar o horário de almoço um primeiro encontro amoroso, mas tudo vai por água abaixo por causa de uma trágica notícia anunciada por um rádio muito inusitado.

Ficha Técnica:

Texto: Mário Viana

Direção: Antonio Rodrigues

Elenco: Manu Costa, Rogério Vanderley e Manoel Francisco

Iluminação: Luciana Raposo

Sonoplastia: Antonio Rodrigues

Maquiagem: Vinícius Vieira

Direção de arte: O grupo

Produção: Cênicas Cia. de Repertório

Classificação indicativa: 12 anos



5) Sobre-viver, vi-ver, ver (Recife - PE)

Curso Avançado de Teatro do Sesc Casa Amarela



No centro de uma grande metrópole encontramos as The Irmãs Sisters Salvadoras Carmem e Vera, únicas sobreviventes da última grande catástrofe. Rodeadas por contaminados, perseguidas pelo Poder Central, escondidas em meio aos escombros de uma loja funerária incendiada, Carmem vive trancada em “casa”, em seu mundo paralelo com seu amigo “imaginário” Nostálgio, com quem divide momentos de embriagues e alucinação. Buscando suprimentos em supermercados abandonados, Vera (re) encontra um homem que lhe fala de um lugar além da Zona Contaminada. Em cada esquina da cidade existem alto-falantes pelos quais Nostradamus Pereira, porta-voz oficial do Poder Central transmite, em tempo real, a busca incessante das irmãs Carmem e Vera. Elas representam a única possibilidade de redenção da Humanidade.

Ficha Técnica:

Texto: Caio Fernando Abreu

Direção: Adriana Madasil

Elenco:Beatriz Soares,Caio Andrade,Djonathan Sá,Elisângela,João Borges,Keylla Miranda,Rosângela Marques.

Sonoplastia: Renata Lima

Iluminação: Adriana Madasil

Produção: Curso Avançado de Teatro do Sesc Casa Amarela.

Classificação indicativa:16 anos

6) E se fosse você... aqui, exatamente agora? (Rio de Janeiro –RJ)



Clã de Nós



Um ator, se vendo numa situação embaraçosa sem saber o que fazer em pleno palco, compartilha com o publico algumas de suas hilárias histórias ocorridas em seu dia-a-dia.

Ficha Técnica

Texto: Léo Castro

Direção: Bruna Campello

Elenco: Léo Castro

Figurino: Amanda Paiva

Iluminação: Bruna Campello

Classificação: Livre

PALESTRA

Debate com o espaço – Thierry Tremouroux (França-Brasil-Belgica)


Para se criar um espetáculo é preciso ser um pouco “mitômano” e amplificar as histórias que nós ouvimos ou inventamos. É assim que elas se transformam em lendas e mitos. Muitos trabalhos que vem realizando como ator e/ou diretor nascem de bilhetes, cartas pessoais, depoimentos e pequenas confissões “no divã”, quase no ouvido do outro.Pouco a pouco, inscrições, desenhos, maquetes, objetos pessoais ou achados no chão, vão alimentando a nossa imaginação, formando enigmas desvendados pelos atores “antropólogos”. No meio desse caos necessário, pequenas paisagens visuais e sonoras começam a surgir, permitindo a construção e desconstrução de imagens e de interpretações. De um tempo pra cá, um dos pontos altos da minha busca em relação à narrativa é a adaptação para os palcos de textos literários como contos e romances. Vem buscando com muito interesse um lugar onde o ator/personagem/narrador possa conjugar esses três estados, como também navegar de um para o outro. Isso me parece, junto às metalinguagens usadas hoje no teatro contemporâneo, a possibilidade de um novo e belo encontro.

Thierry Trémouroux - Ator e diretor belga radicado no Brasil, formado em psicologia, trabalhou durante 15 anos na França ao lado de artistas como Jean-Claude Carrière e Yoshi Oïda, ambos colaboradores de Peter Brook, de Zygmunt Molik, co-fundador do Teatro Laboratório de Grotowski e de Stefano Scribani do Piccolo Teatro del Milano. No Brasil desde 1994, co-fundou o grupo l’acte – Atos da Criação Teatral – realizando grandes parcerias com artistas do teatro contemporâneo da Europa. Autores como Novarina, Gombrowicz, Valletti, Lagarce e Reinshagen, foram assim introduzidos no país. Com o grupo l’acte dirigiu durante dois anos, o Teatro Aliança Francesa de Botafogo/RJ, realizando neste espaço diversas criações artísticas. Foi membro do Laboratório do Ator/Funarte, ministrando ateliês de formação para atores e de dramaturgia no Brasil. Associou-se, como ator convidado, à produtores e diretores de teatro, cinema e televisão como Monique Gardenberg (Os Sete Afluentes do Rio Ota; Tim Jazz; Ó pai, ó), Bia Lessa (Medéia, As Três Irmãs, Casa de Bonecas), Miguel Farias (O Shangô de Baker Street, Vinícius) Zelito Viana (Villa Lobos) e Ricardo Waddington (Rede Globo). Em 2007, foi curador dos encontros “Passage à l´acte” trazendo artistas internacionais como Hassane Kuyaté, François Berreur etc.

Data 29/08/2011

Local Mini-auditório do Centro de Artes e Comunicação da UFPE – Recife - PE

Horário às 09h

Entrada Gratuita

OPEN SPACES

1) Open space - Demonstração de trabalho: Exercício dramatúrgico da pesquisa “Paralelas do tempo - a teatralidade do não ser”.

Fiandeiros Companhia de Teatro (Recife – PE)





Três cenas que têm como pano de fundo o universo dos moradores de rua, pesquisados pela Companhia Fiandeiros por cerca de um ano. As cenas foram construídas a partir dos experimentos realizados pelos atores da Companhia nas ruas do Recife e trazem basicamente quatro questões recorrentes durante as nossas observações: agressividade, sexualidade, solidão e inércia. Este trabalho não tem a intenção de contar histórias sobre moradores de rua. Nele, estão apenas a fragmentação dos conceitos acima descritos em três momentos distintos, onde os personagens parecem estar num estado de espera constante. O PRESENTE, A CURA e HISTÓRIA DO RIO, são três pretensos exercícios de dramaturgia que tentam teatralizar uma dura realidade. Uma realidade de mundos invisíveis aos nossos olhos, mas que não são mais do que puro reflexo da nossa própria incapacidade de enxergar a nós mesmos.

Direção: André Filho

Criação e execução de iluminação: Suzana Vital

Direção de arte: Manuel Carlos

Elenco: Daniela Travassos, Kellia Phayza, Paula Carolina, Jefferson Larbos, Manuel Carlos e Renata Teles

Pesquisa e execução de sonoplastia: André Filho

Produção: Daniela Travassos

Data 29/08/2011

Local Teatro Capiba – Recife - PE

Horário às 14h

Entrada Gratuita





2) Open space Arte & Fato (Manaus – AM)

Demonstração de trabalho da Arte & Fato a partir de seu espetáculo Bodas de Sangue.

Data 29/08/2011

Local Teatro Capiba – Recife - PE

Horário às 16h

Entrada Gratuita



3) Open space Memórias delicadas (in process) –Cênicas Cia. De Repertório (Recife – PE)

Demonstração de trabalho da Cênicas Cia. de Repertório a partir de seu novo espetáculo Memórias Delicadas (in process).

Data 31/08/2011

Local Mini-auditório do Centro de Artes e Comunicação da UFPE – Recife - PE

Horário às 14h

Entrada Gratuita



4) Open space Cia. Cacos de Teatro (Manaus – AM)

Demonstração de trabalho da Cia. Cacos de Teatro a partir de seus espetáculos.

Data 03/09/2011

Local Teatro Hermilo Borba Filho – Recife - PE

Horário às 12h

Entrada Gratuita

LEITURA DRAMÁTICA

Faca de dois gumes (Recife -PE)


Grupo Cênico Calabouço



A leitura é composta por dois textos: Febre que me segue (De Breno Fittipaldi) e Sodomia Song (De Wellington Júnior). Os dois textos abordam as relações desse amor gay proibido com a cena teatral contemporânea. Febre que me segue conta a história de amor de dois homens que esperam a realização desse desejo. Sodomia song traz na forma esse amor proibido que se entrecruzam nos desejos das palavras como uma masturbação ao som de lady gaga.

Textos: Breno Fittipaldi e Wellington Júnior.

Direção: Wellington Júnior

Elenco: Breno Fittipaldi, Nelson Lafayette, Rodrigo Dourado e Tiago Gondim.

Realização: Grupo Cênico Calabouço

Data 29/08/2011

Entrada Gratuita

Local Casa Mecane – Recife - PE

Horário às 22h30

Classificação indicativa: 18 anos

Duração:50 min.

LEITURAS CRÍTICAS

Os textos críticos serão publicados no blog: www.seminariocriticateatral.blogspot.com


Críticos convidados:




PAULO VIEIRA (PB) – Dramaturgo, Romancista, Ator, Diretor, Professor do Curso de Teatro da Universidade Federal da Paraíba, Doutor em Teatro pela USP, Chefe do Departamento de Artes Cênicas da UFPB, Docente da Comissão de Assessoria de Avaliação da Área de Teatro do MEC (Inep).



ROBSON CAMARGO (GO) – é diretor e professor de teatro da Universidade Federal de Goiás. Atuou como crítico teatral nos jornais Folha de São Paulo (1983-1987) e Movimento (1996-1997). Membro do Conselho Editorial e Consultivo da série Anthem "Studies in Theatre and Performance" (Londres) e das Revistas Karpa (California State), Moringa (UFPb), Fênix - Revista de História e Estudos Culturais (UFU) e Rebento – Revista de Artes do Espetáculo (UNESP). Tem artigos publicados na Revista Gestos (Irvine), Journal of Beckett Studies (Florida State), Topos (Polonia), Manuscrítica (SP), Revista Fênix (UFU), Sala Preta (ECA/USP), Urdimento (UDESC), Moringa de Teatro e Dança (UFPb). Foi leitor crítico dos espetáculos do Festival Internacional de Rio Preto - 2008 (SP) e Festivale - São José dos Campos - 2008 (SP).



MARCIO BRAZ (AM) - é acadêmico de Ciências Sociais da UFAM - Universidade Federal do Amazonas e membro do NAVI- Núcleo de Antropologia Visual da UFAM. Além disso atua profissionalmente como ator, diretor, cenógrafo e figurinista de peças teatrais e shows musicais. Foi colaborador dos jornais O ESTADO DO AMAZONAS e CORREIO AMAZONENSE nas funções de articulista e crítico teatral. É membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Manaus e desenvolve projetos ligados à área de sociologia da cultura, dos intelectuais e dos artistas. Atualmente finaliza pesquisa sobre o dramaturgo e jornalista paraense Benjamin Lima (1885-1948)



JORGE BANDEIRA (AM) – Pós-graduação em Educação: Africanidades Brasil (UNB), Especialização em História Social da Amazônia (UFAM), Graduação em História (UFAM). Crítico de teatro. Dramaturgo e Encenador.




PAULO MICHELOTTO (PE) – Possui graduação em Filosofia - Seminário Maior Cssr de Juiz de Fora (1965), graduação em Teologia - Congregação do Santíssimo Redentor (1969), graduação em Sociologie - Universite Catholique de Louvain (1977) e mestrado em Sociologie - Universite Catholique de Louvain (1977), DEA du IIIème Cycle Littéraire/ Sorbonne/ Paris(R. Barthes, F. Isambert/ 1972), Créditos de doutorado/ Sociologia/ Univ. Laval/ Québec(1980/82) . Foi professor da Universidade Federal da Paraíba, professor assistente de pesquisa/ Université Laval (Canadá), professor titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Multiculturalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: dramaturgia francesa, dramaturgia inglesa, dramaturgia americana, modernidade e performance política. Criador, com Pollyanna Monteiro, e membro atuante da companhia de teatro e dança pós- contemporânea d'Improvizzo Gang, filiada aos modelos da Ligue Nationale de Improvisation Pode(Québec/ CAN). Fora da Universidade, pode ser encontrado, fazendo sua Extensão Universitária, em ruas, praças, metrôs ou ônibus da periferia.



MARCIO BASTOS (PE) – Estudante de jornalismo do Curso de Comunicação Social da UFPE. Estagiário de Jornalismo da Folha de Pernambuco.




DIEGO ALBUCK (PE) – Graduado em Letras pela UPE e graduando em Teatro pela UFPE, Diego Albuck é ator e dramaturgo. Integra o Grupo de Estudos de Dramaturgia pela Fundação Joaquim Nabuco sob a coordenação do dramaturgo e diretor Luiz Felipe Botelho. Em sua formação como ator e dramaturgo destacam-se as experiências vividas com Kil Abreu (SP), Samuel Santos (PE), Wellington Jr (PE), Francisco Medeiros (SP), Moncho Rodrigues (Portugal), Maria Helena Kuhner (SP) entre outros.





GEORGE CARVALHO (PE) – Formado em comunicação social, se considera um amante das artes cênicas e chegou a manter, por quase um ano, um blog de crítica teatral quando era estudante universitário. Já atuou como jornalista na TV Globo e no Jornal do Commercio e como assessor de comunicação do Ministério Público e da Advocacia Geral da União. Atualmente, compõe o quadro de assessores da Duxi Comunicação, que atende clientes como Odebrecht e Shopping Plaza, além de ocupar o cargo de presidente da AIESEC Recife, organização pela qual realizou intercâmbio em 2010, na Colômbia.



VINICIUS VIEIRA (PE) – Ator, maquiador e estudante de jornalismo. É formado pela Escola SESC de Teatro e desde 2009 integra a Cênicas Companhia de Repertório. Participou de diversos espetáculos, entre eles: Escola de Meninas (2007), De uma Noite de Festa (2009), Pinóquio e suas Desventuras (2009) e Senhora dos Afogados (2010). Ministrou a oficina de teatro contemporâneo para o Berlinda Tribo de Atuadores (2008), grupo no qual é colaborador. Também apresentou o programa Sexta Cultural na Rádio Web Nassau em 2010. Atualmente ministra aulas no curso de Iniciação Teatral do Espaço Cênicas e também é colunista do blog de jornalismo cultural danialmeida.com.

AÇÕES FORMATIVAS - OFICINAS E MINI-CURSO

Local: Teatro Hermilo Borba Filho – Recife - PE


Horário: das 09h às 12h.

Inscrições gratuitas pelo email: seminariodecritica@gmail.com

27/08 e 28/08 Oficina A Intensa Produção Teatral em Pernambuco nas Décadas de 1980 e 1990 e o Diálogo, Por Vezes Bem Tumultuado, com a Crítica Jornalística - Orientador - Leidson Ferraz (PE)

03/09 e 04/09 Oficina Atuação contemporânea – Orientador - João Denys (PE)

10/09 e 11/09 Oficina Historia do Teatro Universal – Orientador - Rudimar Constâncio (PE)

17/09 e 18/09 Oficina O jogo cômico – Orientadora - Marianne Consentinno (SC)

24/09 e 25/09 Mini-curso Teatro de Amadores de Pernambuco 1941-1991 - Orientador - Antonio Cadengue (PE)

NOITE GASTRONÔMICA DO PONTINHO DE CULTURA GALPÃO DAS ARTES (Limoeiro-PE)

Data 31/08/2011


Local Pontinho de Cultura Galpão das Artes

Horário às 22h

Ficha Técnica do Seminário Internacional de Crítica Teatral – edição 2011 – TEATRO FORA DO EIXO:



Comissão Organizadora: Luciano Rogério, Roberto Carlos e Wellington Júnior

Produção Executiva: Luciano Rogério

Coordenação Grupos do Amazonas: Nivaldo Motta

Apoio de Produção: Ramilson Gomes

Coordenação Técnica de Iluminação: Horácio Falcão

Produção Executiva Open Spaces – Ramilson Gomes

Produção Executiva RecifastTeatro e Espetáculos – Adimilson Campos

Produção Executiva Oficinas e Mini Curso – Ana Benedita

Coordenação de Receptivo e Transporte: Lydia Lúcia

Design Gráfico: Arthur Canavarro

Captação de Recursos: Patrícia Azevedo

Assessoria de Comunicação: Leidson Ferraz

Realização: Renascer Produções Culturais

Endereço dos Espaços



Teatro Barreto Júnior

Rua Estudante Jeremias Bastos, s/n, Pina, Recife, PE

Telefone: 81 3355-6398 81 3355-6398

Capacidade: 332 lugares



Teatro Capiba (Sesc Casa Amarela)

Rua Professor José dos Anjos, 1109, Casa Amarela, Recife, PE

Telefone: 81 3267-4400 81 3267-4400

Capacidade: 100 lugares

Teatro Hermilo Borba Filho

Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife, Recife, PE

Telefones: 81 3355-3318 81 3355-3318 e 81 3355-3319 81 3355-3319

Capacidade: 104 lugares



Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu)

R. Setúbal, 1139-1189, Boa Viagem, Recife, PE

Recife - PE, 51030-010

Telefone: 81 3355-9821 81 3355-9821

Capacidade: 587 lugares



Pontinho de Cultura Galpão das Artes

Endereço: Avenida Severino Pinheiro, 329, Limoeiro – PE

Telefones: 81 9684.0567 / 9739.6207

Capacidade: 150 lugares



Espaço Cultural Tancredo Neves

Praça Coronel José de Vasconcelos, 100 – Caruaru – PE

Telefone: 81 3721-4451 81 3721-4451

Capacidade: 70 lugares

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Av. Prof Moraes Rêgo, 1235, Cid Universitária, Recife, PE

Telefone: 81 2126-8001 81 2126-8001



Escola Pernambucana de Circo

Rua Ida, 286, Macaxeira, Recife, PE

Telefone: 81 3266-0050 81 3266-0050

Capacidade: 130 lugares

Espaço Muda

Rua Capitão Lima, 280 - Sto Amaro - Recife, PE

Telefones: 81 3032 1347 81 3032 1347 ou 8839 4008

Capacidade: 50 lugares



Casa Mecane

Av. Visconde de Suassuna, nº 338, Santo Amaro, Recife,PE

Telefones: 81 3423-6562 81 3423-6562 / 3038-0543

Capacidade: 100 lugares