Quem sou eu

Minha foto
A Renascer Produções Culturais organiza o Seminário Internacional de Crítica Teatral desde 2005 evento que reúne estudantes, profissionais e estudiosos de diferentes formações acadêmicas em um compartilhar de experiência, opinião e conhecimento dos mais diversos países, com o propósito maior de fazer avançar o desenvolvimento do discurso crítico sobre a criação teatral, em todo o mundo. O exercício da crítica de teatro como disciplina e a contribuição para o desenvolvimento das suas bases metodológicas constituem, assim, a prática do Seminário Internacional de Crítica Teatral, levada a cabo por críticos do teatro e uma gama de especialistas nas áreas de conhecimento que entrecruzam comunicação, história, filosofia, arte, literatura e teoria teatral, dentre outras. O Seminário Internacional de Crítica Teatral é um projeto que busca implementar no estado de Pernambuco um espaço permanente de debate sobre a estética teatral contemporânea. A edição 2011 tem como tema o Teatro fora dos Eixos. Todas as atividades desenvolvidas pelo seminário terão como base a discussão das poéticas cênicas que estão se propondo em produzir trabalhos que estão fora do cânone do teatro ocidental.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016












Após um intervalo de três anos, finalmente o Seminário Internacional de Crítica Teatral (SICT) pôde ser novamente aprovado  pelo Funcultura e realiza-se neste ano de 2016, ampliando as relações entre mestres e aprendizes na trajetória teatral, pois compreende-se que a grande formação do teatro e suas transformações estão nas possibilidades de trocas estéticas, para tanto o espaço do encontro é o principal segredo da teatralidade. O objetivo desta edição, cujo tema é “Teatro como encontro entre mestres e aprendizes”, é propor uma reflexão sobre as relações, pois compreendemos que a grande formação do teatro e suas transformações estão nas possibilidades das trocas contínuas de conhecimento. Por isso, o espaço do encontro é fundamental para podermos ver a necessidade da troca artística como mola dialética na construção de pensamentos contemporâneos sobre o teatro. E a crítica/escrita teatral deve estar atenta a isso. Desejamos então que a arte cênica se perpetue para sempre no corpo e na mente desses criadores-espectadores-críticos.
Para celebrar este encontro entre mestres e aprendizes, o SICT faz uma justa homenagem ao jornalista Luiz Maranhão Filho, que já foi aprendiz de cronista teatral no final dos anos 1940 e se tornou um mestre  na artes do teatro mestre na arte do teatro com sua valiosa contribuição para a cena pernambucana.