Quem sou eu

Minha foto
A Renascer Produções Culturais organiza o Seminário Internacional de Crítica Teatral desde 2005 evento que reúne estudantes, profissionais e estudiosos de diferentes formações acadêmicas em um compartilhar de experiência, opinião e conhecimento dos mais diversos países, com o propósito maior de fazer avançar o desenvolvimento do discurso crítico sobre a criação teatral, em todo o mundo. O exercício da crítica de teatro como disciplina e a contribuição para o desenvolvimento das suas bases metodológicas constituem, assim, a prática do Seminário Internacional de Crítica Teatral, levada a cabo por críticos do teatro e uma gama de especialistas nas áreas de conhecimento que entrecruzam comunicação, história, filosofia, arte, literatura e teoria teatral, dentre outras. O Seminário Internacional de Crítica Teatral é um projeto que busca implementar no estado de Pernambuco um espaço permanente de debate sobre a estética teatral contemporânea. A edição 2011 tem como tema o Teatro fora dos Eixos. Todas as atividades desenvolvidas pelo seminário terão como base a discussão das poéticas cênicas que estão se propondo em produzir trabalhos que estão fora do cânone do teatro ocidental.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Seminário Internacional de Critica Teatral - Recife 2011

Seminário Internacional de Crítica Teatral amplia sua ação


Por Leidson Ferraz


O Teatro Fora do Eixo é o tema do Seminário Internacional de Crítica Teatral deste ano, que chega a sua sexta edição (cinco já realizadas no Recife, e uma em Manaus) numa iniciativa da Renascer Produções Culturais, sob a coordenação do produtor Luciano Rogério, com curadoria do professor de teatro Wellington Júnior. O objetivo é possibilitar discussões a partir de espetáculos de Pernambuco e do Amazonas, uma região que dificilmente tem suas peças vistas por aqui, além de uma série de atividades extras, entre palestras e oficinas gratuitas, leitura dramática, quatro open spaces (espaço para que grupos possam abordar o seu processo de trabalho), uma inédita mostra da dramaturgia de quadrilhas juninas e um festival nacional de cenas curtas, o também inédito RecifefastTeatro.


Todas as ações trazem como foco essa produção que não consegue tanta visibilidade, mas tem a sua importância, ainda que fora do eixo, seja o centro cultural do país (Rio-São Paulo), ou mesmo aqueles que, muitas vezes, ocupam palcos para longe do Recife. Na programação de espetáculos, cujos ingressos variam de R$ 10 a R$ 20, com meia entrada para estudantes, maiores de 60 anos, professores e artistas, foram convidadas quatro montagens de Manaus: o clássico de Federico García Lorca, “Bodas de Sangue”, na versão do Grupo de Repertório Arte & Fato, com direção de Douglas Rodrigues; o infantil “Brincadeiras”, da Cia. de Teatro Metamorfose, com texto de Raimundo Matos de Leão e direção de Socorro Andrade; e duas encenações que são um misto de teatro, intervenção e performance, ambos da Cia. Cacos de Teatro, “[OFF] Inferno ou Lave os Céus Para Que Eu Morra” e “Mãe - in loco”, com Dyego Monnzaho na primeira direção, e Francis Madson na segunda.

Com exceção desta última, estreada recentemente em Manaus, todas as outras já foram premiadas no Festival de Teatro da Amazônia, evento que recebeu no ano passado uma das edições do Seminário Internacional de Crítica Teatral. De Pernambuco, participam ainda as peças “Ophélia”, texto de Paulo Michelotto e Pollyanna Monteiro a partir da personagem de William Shakespeare, com a companhia de teatro e dança pós-contemporânea d’Improvizzo Gang; a encenação de rua “Do Moço e do Bêbado Luna”, dos Loucos e Oprimidos da Maciel, sob direção de Carlos Salles, mergulhando nas fortes poesias do saudoso Erickson Luna; “Círculos Que Não Se Fecham... Experimento Nº 1”, da Trupe Circus/Escola Pernambucana de Circo, num mix de circo, dança, música e teatro; a polêmica obra de Plínio Marcos, “Barrela”, sobre presos em uma cela, com elenco caruaruense da Trup – As Crias de Mãe Júlia, dirigida por Moisés Gonçalves; e A Inconveniência de Ter Coragem, direção de Fábio André, pelo Pontinho de Cultura Galpãp das Artes, de Limoeiro. 


Toda a programação será acompanhada por nove críticos convidados, sendo quatro de outros estados: Paulo Vieira (PB), Robson Camargo (GO), Chico Cardoso e Jorge Bandeira (AM), além da presença pernambucana de Paulo Michelotto, com larga experiência, e quatro novatos críticos, Márcio Bastos (atualmente na cobertura teatral da Folha de Pernambuco), Diego Albuck, George Carvalho e Vinícius Vieira. Todos os escritos serão publicados diariamente no blog www.seminariocriticateatral.blogspot.com O evento conta com patrocínio do Hospital Santa Joana, através do Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Recife, e Ministério da Cultura através da Funarte. Apoio: Sesc Pernambuco.

Para promover os open spaces, nos quais cada grupo demonstra o seu processo de trabalho, gerando espaços de debate com os críticos convidados, sob a provocação do jornalista Luís Reis, e entrada franca, foram convidadas a Cia. Fiandeiros de Teatro, a Cênicas Cia. de Repertório e as amazonenses Cia. Cacos de Teatro e o Grupo de Repertório Arte & Fato. Já a Mostra da Dramaturgia das Quadrilhas Juninas, com um olhar sobre a produção dramatúrgica e cênica dos casamentos matutos, traz de volta à cena, gratuitamente no Pátio de São Pedro, a energia das cinco melhores colocadas no Concurso Pernambucano de Quadrilhas Juninas da Prefeitura do Recife deste ano: Junina Tradição, Junina Zabumba, Raio de Sol, Dona Matuta e Lumiar. O evento vai contar ainda com a primeira edição do Festival Nacional de Cenas Curtas, o Recifefastteatro, partindo da ideia do “fast-food”, algo rápido, com a participação de artistas do Rio de Janeiro (Clã de Nós), Manaus (Cia. de Idéias), São Paulo (Gerrah Tenfuss) e Pernambuco.


Na área de formação, estão agendadas oficinas gratuitas com professores como João Denys, Rudimar Constâncio, Marianne Consentino e Antônio Cadengue, além do pesquisador Leidson Ferraz, que abre o Seminário com a oficina “A Intensa Produção Teatral em Pernambuco nas Décadas de 1980 e 1990 e o Diálogo, Por Vezes Bem Tumultuado, com a Crítica Jornalística”, dias 27 e 28 deste mês, das 9 às 12h, no Teatro Hermilo Borba Filho. Distribuído por vários espaços, como os teatros Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), Barreto Júnior, Hermilo Borba Filho, Capiba (Sesc de Casa Amarela), Casa Mecane, Espaço Muda, Escola Pernambucana de Circo, Pátio de São Pedro e UFPE, o Seminário Internacional de Crítica Teatral é um projeto que busca inserir Pernambuco como um pólo permanente de debate e pensamento crítico sobre a estética teatral contemporânea. Programação completa: www.seminariocriticateatral.blogspot.com. Contatos: seminariodecritica@gmail.com

Contatos para a imprensa:
leidson.ferraz@gmail.com / (81) 3222 0025 / 9292 1316, com Leidson Ferraz.