Quem sou eu

Minha foto
A Renascer Produções Culturais organiza o Seminário Internacional de Crítica Teatral desde 2005 evento que reúne estudantes, profissionais e estudiosos de diferentes formações acadêmicas em um compartilhar de experiência, opinião e conhecimento dos mais diversos países, com o propósito maior de fazer avançar o desenvolvimento do discurso crítico sobre a criação teatral, em todo o mundo. O exercício da crítica de teatro como disciplina e a contribuição para o desenvolvimento das suas bases metodológicas constituem, assim, a prática do Seminário Internacional de Crítica Teatral, levada a cabo por críticos do teatro e uma gama de especialistas nas áreas de conhecimento que entrecruzam comunicação, história, filosofia, arte, literatura e teoria teatral, dentre outras. O Seminário Internacional de Crítica Teatral é um projeto que busca implementar no estado de Pernambuco um espaço permanente de debate sobre a estética teatral contemporânea. A edição 2011 tem como tema o Teatro fora dos Eixos. Todas as atividades desenvolvidas pelo seminário terão como base a discussão das poéticas cênicas que estão se propondo em produzir trabalhos que estão fora do cânone do teatro ocidental.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Renascer Produções no Congresso Brasileiro de Teatro


Congresso Brasileiro de Teatro (CBT)


Nos dias 26 e 27 de março de 2011, a cidade de Osasco, através de sua Secretaria de Cultura, sediará o Congresso Brasileiro de Teatro. Proposto pela Cooperativa Paulista de Teatro e com o apoio da Rede Brasileira de Teatro de Rua, o Congresso espera reunir mais de 150 representantes de todo o país, entre movimentos, redes, cooperativas, associações, sindicatos, acadêmico, fóruns, grupos e companhias. Entre os presentes estarão representantes de Pernambuco Roberto Carlos (Confederação Brasileira de Teatro), Luciano Rogério (Renascer Produções Culturais) entre outros.

O objetivo do Congresso é estabelecer as plataformas de luta da categoria para os próximos anos, debatendo a necessidade de implantação de um programa nacional de fomento ao teatro – o Prêmio Teatro Brasileiro -, assim como as diretrizes do Plano Setorial de Teatro que fazem parte do Plano Nacional de Cultura. Os impedimentos que o teatro de rua vem sofrendo no país e a “privatização dos espaços públicos” também ganharão espaço no congresso.

Já foi confirmada a presença, através do Ministério da Cultura (MinC), da Ministra da Cultura Ana de Hollanda às 15h do dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro definido pela UNESCO.

A presença da ministra soma-se à já anunciada participação do Presidente da Funarte, o ator, diretor e produtor Antônio Grassi e do Secretário de Políticas Culturais do Minc, Sérgio Mamberti, que estarão no congresso no mesmo dia e horário.

O CBT ocupará o Centro Municipal de Formação Profª. Águeda Thereza Binottti (Rua Marechal Rondon, nº. 263 – Centro) e terá a seguinte programação:

Dia 26/03
10h Abertura com a presença do Prefeito de Osasco Sr. Emídio Pereira de Souza.
- *Cezar Viera – A história dos últimos congressos de teatro no Brasil – O encontro de Arcozelo em 1979.
- *Luis Carlos Moreira – O processo de construção do programa Prêmio Teatro Brasileiro.

14h Plenária e debate sobre:
- Prêmio Teatro Brasileiro
- Plano Setorial de Teatro
- Os impedimentos sofridos pelo teatro feito na rua e a “privatização dos espaços públicos”

Mediadora:
Tiche Viana – Movimento Levante Cultural – Campinas (Barracão Teatro)

19h Apresentação teatral da Trupe Olho da Rua, de Santos, com “Terra Papagalli”, no calçadão Antônio Agu. (Em frente ao Shopping Plaza/Centro de Osasco.)
Dia 27/03 (Dia Mundial do Teatro)

9h – Plenária
14h – Aprovação da carta do Congresso Brasileiro de Teatro de Teatro.

19h – Encerramento com apresentação da Cia dos Ventos, de Osasco, com “O Preço do Feijão”, no calçadão Antônio Agu. (Em frente ao Shopping Plaza/ Centro de Osasco.)
* Cesar Vieira – Líder do Teatro União e Olho Vivo, que tem mais de 40 anos de atividades.
* Luis Carlos Moreira – Diretor do Engenho Teatral e um dos principais redatores do projeto Prêmio Teatro Brasileiro.

Realização:

Cooperativa Paulista de Teatro
Secretaria de Cultura de Osasco
Rede Brasileira de Teatro de Rua