Quem sou eu

Minha foto
A Renascer Produções Culturais organiza o Seminário Internacional de Crítica Teatral desde 2005 evento que reúne estudantes, profissionais e estudiosos de diferentes formações acadêmicas em um compartilhar de experiência, opinião e conhecimento dos mais diversos países, com o propósito maior de fazer avançar o desenvolvimento do discurso crítico sobre a criação teatral, em todo o mundo. O exercício da crítica de teatro como disciplina e a contribuição para o desenvolvimento das suas bases metodológicas constituem, assim, a prática do Seminário Internacional de Crítica Teatral, levada a cabo por críticos do teatro e uma gama de especialistas nas áreas de conhecimento que entrecruzam comunicação, história, filosofia, arte, literatura e teoria teatral, dentre outras. O Seminário Internacional de Crítica Teatral é um projeto que busca implementar no estado de Pernambuco um espaço permanente de debate sobre a estética teatral contemporânea. A edição 2011 tem como tema o Teatro fora dos Eixos. Todas as atividades desenvolvidas pelo seminário terão como base a discussão das poéticas cênicas que estão se propondo em produzir trabalhos que estão fora do cânone do teatro ocidental.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

LEITURAS CRÍTICAS

Os textos críticos serão publicados no blog: www.seminariocriticateatral.blogspot.com


Críticos convidados:




PAULO VIEIRA (PB) – Dramaturgo, Romancista, Ator, Diretor, Professor do Curso de Teatro da Universidade Federal da Paraíba, Doutor em Teatro pela USP, Chefe do Departamento de Artes Cênicas da UFPB, Docente da Comissão de Assessoria de Avaliação da Área de Teatro do MEC (Inep).



ROBSON CAMARGO (GO) – é diretor e professor de teatro da Universidade Federal de Goiás. Atuou como crítico teatral nos jornais Folha de São Paulo (1983-1987) e Movimento (1996-1997). Membro do Conselho Editorial e Consultivo da série Anthem "Studies in Theatre and Performance" (Londres) e das Revistas Karpa (California State), Moringa (UFPb), Fênix - Revista de História e Estudos Culturais (UFU) e Rebento – Revista de Artes do Espetáculo (UNESP). Tem artigos publicados na Revista Gestos (Irvine), Journal of Beckett Studies (Florida State), Topos (Polonia), Manuscrítica (SP), Revista Fênix (UFU), Sala Preta (ECA/USP), Urdimento (UDESC), Moringa de Teatro e Dança (UFPb). Foi leitor crítico dos espetáculos do Festival Internacional de Rio Preto - 2008 (SP) e Festivale - São José dos Campos - 2008 (SP).



MARCIO BRAZ (AM) - é acadêmico de Ciências Sociais da UFAM - Universidade Federal do Amazonas e membro do NAVI- Núcleo de Antropologia Visual da UFAM. Além disso atua profissionalmente como ator, diretor, cenógrafo e figurinista de peças teatrais e shows musicais. Foi colaborador dos jornais O ESTADO DO AMAZONAS e CORREIO AMAZONENSE nas funções de articulista e crítico teatral. É membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Manaus e desenvolve projetos ligados à área de sociologia da cultura, dos intelectuais e dos artistas. Atualmente finaliza pesquisa sobre o dramaturgo e jornalista paraense Benjamin Lima (1885-1948)



JORGE BANDEIRA (AM) – Pós-graduação em Educação: Africanidades Brasil (UNB), Especialização em História Social da Amazônia (UFAM), Graduação em História (UFAM). Crítico de teatro. Dramaturgo e Encenador.




PAULO MICHELOTTO (PE) – Possui graduação em Filosofia - Seminário Maior Cssr de Juiz de Fora (1965), graduação em Teologia - Congregação do Santíssimo Redentor (1969), graduação em Sociologie - Universite Catholique de Louvain (1977) e mestrado em Sociologie - Universite Catholique de Louvain (1977), DEA du IIIème Cycle Littéraire/ Sorbonne/ Paris(R. Barthes, F. Isambert/ 1972), Créditos de doutorado/ Sociologia/ Univ. Laval/ Québec(1980/82) . Foi professor da Universidade Federal da Paraíba, professor assistente de pesquisa/ Université Laval (Canadá), professor titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Multiculturalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: dramaturgia francesa, dramaturgia inglesa, dramaturgia americana, modernidade e performance política. Criador, com Pollyanna Monteiro, e membro atuante da companhia de teatro e dança pós- contemporânea d'Improvizzo Gang, filiada aos modelos da Ligue Nationale de Improvisation Pode(Québec/ CAN). Fora da Universidade, pode ser encontrado, fazendo sua Extensão Universitária, em ruas, praças, metrôs ou ônibus da periferia.



MARCIO BASTOS (PE) – Estudante de jornalismo do Curso de Comunicação Social da UFPE. Estagiário de Jornalismo da Folha de Pernambuco.




DIEGO ALBUCK (PE) – Graduado em Letras pela UPE e graduando em Teatro pela UFPE, Diego Albuck é ator e dramaturgo. Integra o Grupo de Estudos de Dramaturgia pela Fundação Joaquim Nabuco sob a coordenação do dramaturgo e diretor Luiz Felipe Botelho. Em sua formação como ator e dramaturgo destacam-se as experiências vividas com Kil Abreu (SP), Samuel Santos (PE), Wellington Jr (PE), Francisco Medeiros (SP), Moncho Rodrigues (Portugal), Maria Helena Kuhner (SP) entre outros.





GEORGE CARVALHO (PE) – Formado em comunicação social, se considera um amante das artes cênicas e chegou a manter, por quase um ano, um blog de crítica teatral quando era estudante universitário. Já atuou como jornalista na TV Globo e no Jornal do Commercio e como assessor de comunicação do Ministério Público e da Advocacia Geral da União. Atualmente, compõe o quadro de assessores da Duxi Comunicação, que atende clientes como Odebrecht e Shopping Plaza, além de ocupar o cargo de presidente da AIESEC Recife, organização pela qual realizou intercâmbio em 2010, na Colômbia.



VINICIUS VIEIRA (PE) – Ator, maquiador e estudante de jornalismo. É formado pela Escola SESC de Teatro e desde 2009 integra a Cênicas Companhia de Repertório. Participou de diversos espetáculos, entre eles: Escola de Meninas (2007), De uma Noite de Festa (2009), Pinóquio e suas Desventuras (2009) e Senhora dos Afogados (2010). Ministrou a oficina de teatro contemporâneo para o Berlinda Tribo de Atuadores (2008), grupo no qual é colaborador. Também apresentou o programa Sexta Cultural na Rádio Web Nassau em 2010. Atualmente ministra aulas no curso de Iniciação Teatral do Espaço Cênicas e também é colunista do blog de jornalismo cultural danialmeida.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário