Quem sou eu

Minha foto
A Renascer Produções Culturais organiza o Seminário Internacional de Crítica Teatral desde 2005 evento que reúne estudantes, profissionais e estudiosos de diferentes formações acadêmicas em um compartilhar de experiência, opinião e conhecimento dos mais diversos países, com o propósito maior de fazer avançar o desenvolvimento do discurso crítico sobre a criação teatral, em todo o mundo. O exercício da crítica de teatro como disciplina e a contribuição para o desenvolvimento das suas bases metodológicas constituem, assim, a prática do Seminário Internacional de Crítica Teatral, levada a cabo por críticos do teatro e uma gama de especialistas nas áreas de conhecimento que entrecruzam comunicação, história, filosofia, arte, literatura e teoria teatral, dentre outras. O Seminário Internacional de Crítica Teatral é um projeto que busca implementar no estado de Pernambuco um espaço permanente de debate sobre a estética teatral contemporânea. A edição 2011 tem como tema o Teatro fora dos Eixos. Todas as atividades desenvolvidas pelo seminário terão como base a discussão das poéticas cênicas que estão se propondo em produzir trabalhos que estão fora do cânone do teatro ocidental.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PALESTRA

Debate com o espaço – Thierry Tremouroux (França-Brasil-Belgica)


Para se criar um espetáculo é preciso ser um pouco “mitômano” e amplificar as histórias que nós ouvimos ou inventamos. É assim que elas se transformam em lendas e mitos. Muitos trabalhos que vem realizando como ator e/ou diretor nascem de bilhetes, cartas pessoais, depoimentos e pequenas confissões “no divã”, quase no ouvido do outro.Pouco a pouco, inscrições, desenhos, maquetes, objetos pessoais ou achados no chão, vão alimentando a nossa imaginação, formando enigmas desvendados pelos atores “antropólogos”. No meio desse caos necessário, pequenas paisagens visuais e sonoras começam a surgir, permitindo a construção e desconstrução de imagens e de interpretações. De um tempo pra cá, um dos pontos altos da minha busca em relação à narrativa é a adaptação para os palcos de textos literários como contos e romances. Vem buscando com muito interesse um lugar onde o ator/personagem/narrador possa conjugar esses três estados, como também navegar de um para o outro. Isso me parece, junto às metalinguagens usadas hoje no teatro contemporâneo, a possibilidade de um novo e belo encontro.

Thierry Trémouroux - Ator e diretor belga radicado no Brasil, formado em psicologia, trabalhou durante 15 anos na França ao lado de artistas como Jean-Claude Carrière e Yoshi Oïda, ambos colaboradores de Peter Brook, de Zygmunt Molik, co-fundador do Teatro Laboratório de Grotowski e de Stefano Scribani do Piccolo Teatro del Milano. No Brasil desde 1994, co-fundou o grupo l’acte – Atos da Criação Teatral – realizando grandes parcerias com artistas do teatro contemporâneo da Europa. Autores como Novarina, Gombrowicz, Valletti, Lagarce e Reinshagen, foram assim introduzidos no país. Com o grupo l’acte dirigiu durante dois anos, o Teatro Aliança Francesa de Botafogo/RJ, realizando neste espaço diversas criações artísticas. Foi membro do Laboratório do Ator/Funarte, ministrando ateliês de formação para atores e de dramaturgia no Brasil. Associou-se, como ator convidado, à produtores e diretores de teatro, cinema e televisão como Monique Gardenberg (Os Sete Afluentes do Rio Ota; Tim Jazz; Ó pai, ó), Bia Lessa (Medéia, As Três Irmãs, Casa de Bonecas), Miguel Farias (O Shangô de Baker Street, Vinícius) Zelito Viana (Villa Lobos) e Ricardo Waddington (Rede Globo). Em 2007, foi curador dos encontros “Passage à l´acte” trazendo artistas internacionais como Hassane Kuyaté, François Berreur etc.

Data 29/08/2011

Local Mini-auditório do Centro de Artes e Comunicação da UFPE – Recife - PE

Horário às 09h

Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário