Quem sou eu

Minha foto
A Renascer Produções Culturais organiza o Seminário Internacional de Crítica Teatral desde 2005 evento que reúne estudantes, profissionais e estudiosos de diferentes formações acadêmicas em um compartilhar de experiência, opinião e conhecimento dos mais diversos países, com o propósito maior de fazer avançar o desenvolvimento do discurso crítico sobre a criação teatral, em todo o mundo. O exercício da crítica de teatro como disciplina e a contribuição para o desenvolvimento das suas bases metodológicas constituem, assim, a prática do Seminário Internacional de Crítica Teatral, levada a cabo por críticos do teatro e uma gama de especialistas nas áreas de conhecimento que entrecruzam comunicação, história, filosofia, arte, literatura e teoria teatral, dentre outras. O Seminário Internacional de Crítica Teatral é um projeto que busca implementar no estado de Pernambuco um espaço permanente de debate sobre a estética teatral contemporânea. A edição 2011 tem como tema o Teatro fora dos Eixos. Todas as atividades desenvolvidas pelo seminário terão como base a discussão das poéticas cênicas que estão se propondo em produzir trabalhos que estão fora do cânone do teatro ocidental.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Edição 2010: Encontro dos Continentes

Nesta edição de 2010, o Seminário Internacional de Crítica Teatral propõe um mergulho nos processos, métodos e estratégias da teatralidade contemporânea. O tema Encontro dos Continentes obtém a adesão dos principais pensadores do teatro contemporâneo mundial: Ian Herbert, da Inglaterra presidente honorário da Associação Internacional de Críticos de Teatro (IACT); Miyuki Takahashi, do Japão -crítica de teatro no Japão; Vivian Martinez Tabares, de Cuba teatróloga e editora da Revista Conjunto da Casa das Américas de Cuba. Além desses pensadores, dois interlocutores locais dividem o espaço de debate: Rodrigo Dourado - mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco; e Wellington Júnior - licenciando em Artes Cênicas, também pela Universidade Federal de Pernambuco.

No decorrer da programação do Seminário será realizada a Mostra Sexualidade(s) e Performance, com apresentações de quatro espetáculos locais que serão assistidos pelos críticos Kil Abreu (SP), Paulo Bio Toledo (SP), Duda Martins (PE) e Paulo Michelotto (PE).

Cada vez mais o Seminário Internacional de Crítica Teatral, único nessa categoria no Brasil, consolida-se como um espaço importante de reflexão sobre o fazer teatral contemporâneo. E põe o Recife como um dos mais importantes polos do pensamento cênico, colocando-o no centro da discussão mundial.

O Seminário Internacional de Crítica Teatral, edição 2010, justifica-se pela necessidade de cimentar as relações privilegiadas que têm sido construídas ao longo das suas realizações. O compromisso da Renascer Produções Culturais é o de contribuir para que profissionais e estudantes de teatro, bem como profissionais e estudantes de jornalismo (profissionais da informação) possam ter acesso a instrumentos e técnicas pertinentes a uma área tão específica como a crítica teatral. Além do quê, é necessário imprimir às realizações do Seminário outras perspectivas e visões enriquecedoras.

3 comentários:

  1. Sucesso a todos e que o evento tenha uma repercussão nos meios teatrais de norte a sul do Brasil. Jorge Bandeira - Representante do estado do Amazonas neste importante encontro dos continentes.

    ResponderExcluir
  2. Espero também que nesta edição de 2010, o Seminário Internacional de Crítica Teatral tenha sucesso no convívio literário, que a literatura jamais pare de se produzir, com peças representadas em todo Brasil e exterior.

    ResponderExcluir
  3. Endosso as palavras do escritor José Calvino. Filmes, novelas, peças de teatro deveriam ser baseadas nas obras dos autores da terra!

    ResponderExcluir