Quem sou eu

Minha foto
A Renascer Produções Culturais organiza o Seminário Internacional de Crítica Teatral desde 2005 evento que reúne estudantes, profissionais e estudiosos de diferentes formações acadêmicas em um compartilhar de experiência, opinião e conhecimento dos mais diversos países, com o propósito maior de fazer avançar o desenvolvimento do discurso crítico sobre a criação teatral, em todo o mundo. O exercício da crítica de teatro como disciplina e a contribuição para o desenvolvimento das suas bases metodológicas constituem, assim, a prática do Seminário Internacional de Crítica Teatral, levada a cabo por críticos do teatro e uma gama de especialistas nas áreas de conhecimento que entrecruzam comunicação, história, filosofia, arte, literatura e teoria teatral, dentre outras. O Seminário Internacional de Crítica Teatral é um projeto que busca implementar no estado de Pernambuco um espaço permanente de debate sobre a estética teatral contemporânea. A edição 2011 tem como tema o Teatro fora dos Eixos. Todas as atividades desenvolvidas pelo seminário terão como base a discussão das poéticas cênicas que estão se propondo em produzir trabalhos que estão fora do cânone do teatro ocidental.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A Renascer Produções Culturais organiza o Seminário Internacional de Crítica Teatral desde 2005 -evento que reúne estudantes, profissionais e estudiosos de diferentes formações acadêmicas em um compartilhar de experiência, opinião e conhecimento dos mais diversos países, com o propósito maior de fazer avançar o desenvolvimento do discurso crítico sobre a criação teatral, em todo o mundo.


O exercício da crítica de teatro como disciplina e a contribuição para o desenvolvimento das suas bases metodológicas constituem, assim, a prática do Seminário Internacional de Crítica Teatral, levada a cabo por críticos do teatro e uma gama de especialistas nas áreas de conhecimento que entrecruzam comunicação, história, filosofia, arte, literatura e teoria teatral, dentre outras.

Um dos resultados expressivos dessa iniciativa tem sido a criação, renovação e estímulo à permanência de uma rede informal de colegas e amigos que partilham a mesma atividade e que, desejavelmente, permanecem em contato, atualizando entre si, e de forma regular, o conhecimento das suas respectivas realidades teatrais.

A trajetória do Seminário Internacional de Crítica Teatral inicia-se em 2005, com o tema O Pensamento e a Cena, e conta com a presença mais que ilustre de Bárbara Heliodora (RJ) e de Sábato Magaldi (SP), ícones da crítica jornalística e ensaística nacional e pioneiros na pesquisa teatral no país. Além deles, Ivana Moura, Luís Reis e Rodrigo Dourado, estudiosos pernambucanos, que também trouxeram sua valiosa contribuição.

No ano seguinte, 2006, o foco deixa de ser a crítica estritamente jornalística e passa a ser o pensamento crítico, entendido como abordagem necessária e definitiva para o teatro investigativo. Com o tema O Pensamento e a Encenação, a segunda edição do Seminário é abrilhantada com a participação de profissionais que têm suas atividades em São Paulo e em Pernambuco - Kil Abreu, Antônio Araújo, Alberto Guzik, Sebastião Milaré, Carlos Simioni; João Denys, Carlos Carvalho, Rodrigo Dourado, Thiago Soares e Luís Reis, os cinco últimos de Pernambuco. Durante cinco dias, produz-se intenso diálogo sobre atores, encenações e os temas mais diversos ligados ao teatro de pesquisa brasileiro.

Ainda em terceira edição, no ano de 2007, o Seminário lança-se por paragens mais distantes e passa a ser internacional. O tema O Encontro das Américas privilegia a dramaturgia como eixo das discussões. Para tanto, conta com a participação de importantes dramaturgos pernambucanos como João Falcão, Vital Santos, Rubem Rocha Filho e Luiz Felipe Botelho. Além desses nomes, o Seminário recebe as visitas latinas de Jacqueline Vidal Buenaventura, atriz e dramaturgista do célebre Teatro Experimental de Cali da Colômbia, e de Vivian Martinez Tabares, teatróloga e editora da Revista Conjunto da Casa das Américas de Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário