Quem sou eu

Minha foto
A Renascer Produções Culturais organiza o Seminário Internacional de Crítica Teatral desde 2005 evento que reúne estudantes, profissionais e estudiosos de diferentes formações acadêmicas em um compartilhar de experiência, opinião e conhecimento dos mais diversos países, com o propósito maior de fazer avançar o desenvolvimento do discurso crítico sobre a criação teatral, em todo o mundo. O exercício da crítica de teatro como disciplina e a contribuição para o desenvolvimento das suas bases metodológicas constituem, assim, a prática do Seminário Internacional de Crítica Teatral, levada a cabo por críticos do teatro e uma gama de especialistas nas áreas de conhecimento que entrecruzam comunicação, história, filosofia, arte, literatura e teoria teatral, dentre outras. O Seminário Internacional de Crítica Teatral é um projeto que busca implementar no estado de Pernambuco um espaço permanente de debate sobre a estética teatral contemporânea. A edição 2011 tem como tema o Teatro fora dos Eixos. Todas as atividades desenvolvidas pelo seminário terão como base a discussão das poéticas cênicas que estão se propondo em produzir trabalhos que estão fora do cânone do teatro ocidental.

domingo, 22 de agosto de 2010

Programação de Hoje


Palestra Por um Teatro das Encruzilhadas - de A máquina até Encruzilhada Hamlet
Com Wellington Júnior
Auditório do bloco J da Unicap (Rua Nunes Machado, 42)


O meu trabalho como crítico teatral surgiu com grande força nesta primeira década do século XXI, e isso me possibilitou assistir a uma infinidade de espetáculos recifenses: a cada três dias estava dentro de um espaço teatral. Gosto de me definir como um espectador apaixonado pela cena teatral. E foi a partir dessa paixão crítica, que pude identificar uma série de cruzamentos e tensões na cena teatral do Recife. Com esta palestra espero realizar uma cartografia da produção teatral da primeira década do século XXI no Recife, traçando seus princípios estéticos a partir dos conceitos de teatralidades híbridas e teatralidades não dramáticas. Esses pensamentos norteadores possibilitarão o entendimento dos cruzamentos e tensões na criação e na realização teatral recifense.


Wellington Júnior - Participou das curadorias do VIII Festival Recife do Teatro Nacional (2005); Seminário de Crítica Teatral: Pensamento e Cena (2005 e 2006); Ciclo de Leituras Dramáticas Norberto Cardoso (2005); I e II Ler o Teatro A Escola do Espectador (2007 e 2008). Foi professor do Curso Regular de Teatro do Sesc-Santo Amaro das disciplinas: Laboratório de Interpretação I, Literatura Dramática, Cenografia, Iluminação, Montagem e História do Teatro (2001-2005); Circuito Pernambucano de Artes Cênicas de Interpretação e Arte-Educação (2001-2005); Professor de Direção, Cenografia e Análise de Texto dos Cursos Livres do Sesc-Piedade (2001-2005); Orientador artístico dos núcleos de pesquisa de teatro do Sesc-Piedade (2001-2005); Orientador artístico do Projeto Intimidades do Sesc-Piedade (2002-2005); Coordenador Pedagógico do Festival Todos Verão Teatro, realizado pela Federação de Teatro de Pernambuco nas edições de 2006 e 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário