Quem sou eu

Minha foto
A Renascer Produções Culturais organiza o Seminário Internacional de Crítica Teatral desde 2005 evento que reúne estudantes, profissionais e estudiosos de diferentes formações acadêmicas em um compartilhar de experiência, opinião e conhecimento dos mais diversos países, com o propósito maior de fazer avançar o desenvolvimento do discurso crítico sobre a criação teatral, em todo o mundo. O exercício da crítica de teatro como disciplina e a contribuição para o desenvolvimento das suas bases metodológicas constituem, assim, a prática do Seminário Internacional de Crítica Teatral, levada a cabo por críticos do teatro e uma gama de especialistas nas áreas de conhecimento que entrecruzam comunicação, história, filosofia, arte, literatura e teoria teatral, dentre outras. O Seminário Internacional de Crítica Teatral é um projeto que busca implementar no estado de Pernambuco um espaço permanente de debate sobre a estética teatral contemporânea. A edição 2011 tem como tema o Teatro fora dos Eixos. Todas as atividades desenvolvidas pelo seminário terão como base a discussão das poéticas cênicas que estão se propondo em produzir trabalhos que estão fora do cânone do teatro ocidental.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

8º Festival de Teatro da Amazônia e Seminário Internacional de Crítica Teatral - edição Manaus 2011

A Federação de Teatro do Amazonas divulgou no último dia 20.09 a programação do 8º Festival de Teatro da Amazônia que acontecerá no período de 07 a 16 de outubro de 2011 em Manaus/AM.

A organização do Festival de Teatro da Amazônia (FTA) divulgou na manhã da última segunda (20), a lista de montagens selecionadas para a mostra competitiva. A curadoria composta por Humberto Ferreira Braga (Rio de Janeiro), Lúcia Helena Correa da Fonseca (Brasília), Marcelo Victor Mendes Bones (Minas Gerais), Paulo Roberto Vieira de Melo (Paraiba) e Gabriel Guimard (São Paulo) escolheu entre os 41 inscritos, sendo 29 na categoria adulto e 12 na categoria para infñcia e juventude os 18 espetáculos que comporão a programação. (Vide abaixo a programação)


Dentre as montagens selecionadas, três são de outros Estados. São eles: “João e Maria”, da roraimense Criart Teatral, e “Mistério no Reino da Catiripimpim”, da acreana Cia. Trupe do Banzeiro, na categoria infantil; e “Apenas um blues e uma parede pichada”, da Cia. do Lavrado, de Roraima. As 15 demais montagens são do cenário local de artes cênicas.

Além da Mostra Competitiva, o 8º FTA promoverá uma Mostra Paralela com grupos de teatro de rua do Amazonas e de outros Estados e países, que se apresentarão no Largo de São Sebastião e na Praça Heliodoro Balbi. Estão confirmadas as participações da Porantim Cia. de Dança e Teatro, de Maués, com o espetáculo “A lenda do guaraná”; da Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais, de Porto Alegre, com “Negrinho do Pastoreio”; do Galpão das Artes, de Limoeiro (PE) / (Foto abaixo); e do Circo VE, da Argentina. Outras duas atrações devem ser ainda confirmadas e anunciadas pelos organizadores do festival.

Foto de Gustavo Túlio

O 8º FTA deverá ter em sua programação ainda convivências e, tal como na edição passada, e a segunda edição do Seminário Interncional de Crítica Teatral - edição Manaus 2011, que reunirá dramaturgos e críticos de teatro de Manaus e de outros Estados e países. Parceria firmada em 2010 com entre a Renascer Produções Culturais e a Federação de Teatro do Amazonas que proporcina o intercâmbio entre os estados. na edição Recife do Seminário este ano aconteceu uma mostra de espetáculos do Amazonas e estiveram no Recife 04 grupos de teatro do Amazonas com 39 pessoas ao todo.

O Seminário Internacional de Crítica Teatral é um projeto que busca implementar um espaço permanente de debate sobre a estética teatral contemporânea. A edição 2011 tem como tema o Teatro fora dos Eixos. Todas as atividades desenvolvidas pelo seminário terão como base a discussão das poéticas cênicas que estão se propondo em produzir trabalhos que estão fora do cânone do teatro ocidental. A programação deste ano será composta por:

Dia 11.10
Palestra: As razões para um corpo se expressar - considerações de um ator sobre seu aprendizado na mímica corporal dramática
Palestrante: Alexandre Brum Correa / RS
Mediador: Dyego Monzaho / AM
Dia 12.10
Palestra: A Formação de Teatro
Palestrantes: Ivam Cabral / SP, Wlad Lima / PA e João Fernandes / AM
Mediador: Leidson Ferraz  / PE
Dia 13.10
Palestra: Novas teatralidades: o diálogo entre Circo e Teatro
Palestrantes: Rudimar Constâncio /PE e Selma Bustamente / AM
Mediadora: Socorro Andrade
Dia 14.10
Mesa Redonda: Nova Dramaturgia Amazônica: por uma dramaturgia fora do eixo
Participações: Denni Sales/AM, Francis Madson/AM, Márcio Souza/AM e Jorge Bandeira/AM
Mediador: Wellington Júnior

O Seminário conta com a coordenação da Renascer Produções Culturais que tem como organizadores Luciano Rogério, Wellington Júnior e Roberto Carlos que estarão em Manaus acompanhando todo o festival  


PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL
08/10
10h – Mistério do Reino de Catipiripimpim – Cia Trupe do Banzeiro
20h – Coisas pra depois de meia noite – Denni Sales

09/10
10h – Assembleia das Arvores – Associação Amazônia Arte-Mythos
20h – Trans- – Cia Cacos de Teatro

10/10
10h – João e Maria – Criart Teatral
20h – A vingança do boto – Grupo teatral Arte Norte

11/10
10h – A Bela Adormecida – Cia de Teatro Metamorfose
20h – Deus Danado – Daniel Mazzaro

12/10
10h – Quadrinhos, posso entrar na sua história? – Grupo de Teatro Plural
20h – Francisca – Teatro Experimental do SESC - TESC

13/10
10h - O Circo da Ilusão – Cia de Teatro Língua de Trapo
20h - Apenas um Blues e Uma Parede Pichada – Cia do Lavrado

14/ 10
10h - História de um Barquinho – Cia Vitória Régia
20h - Ventos da Morte – Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas - Arte e Fato

15/10
10h - O casamento da filha de mapinguari
20h - Dom Quixote – Teatro Experimental de Alta Floresta

16/10
10h – O Dia em Que a Terra Dançou – Uma Tragédia para a Juventude – Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas – Arte e Fato
20h – Dorothy Garland – Grupo de Teatro e Dança Origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário