No Recife, o Seminário de Crítica Teatral já possui um caráter internacional e dele já participaram importantes críticos e pensadores da arte teatral, como Sábato Magaldi (SP), Barbara Heliodora (RJ), Kil Abreu (SP), Vivian Tabares (Cuba) e Ian Herbert (Inglaterra). Nesta primeira edição na capital amazonense, de 11 a 14 de outubro, das 15 às 17h, no Centro Cultural Palácio da Justiça, com entrada franca, o evento tem seu foco na dramaturgia nortista, com a presença do jornalista e pesquisador teatral Leidson Ferraz, do professor de teatro e crítico Wellington Júnior, ambos do Recife, de Wlad Lima, dramaturga e diretora teatral do Pará, além do manauara Jorge Bandeira. “Esta é uma oportunidade não só para nós mesmos conhecermos melhor o trabalho de alguns importantes dramaturgos do Norte, mas do próprio público que frequenta o FTA perceber detalhes destas escritas”, lembra Luciano Rogério.
Na programação, além de um olhar apurado sobre a atual dramaturgia nortista, obras de Wagner Mello (É Proibido Jogar Lixo Neste Local) e Sérgio Cardozo (Carmen de La Zone) serão analisadas, traçando paralelos com outras peças teatrais, não só brasileiras, mas de vários países também. Após esta inserção em Manaus, o Seminário de Crítica Teatral já mantém negociação com cidades em outros estados, como Londrina, no Paraná, São Paulo e Rio. “Estamos muito felizes por esta expansão de um evento criado no Recife, mas com vistas a acontecer em todo o país, afinal, a crítica teatral é um importante diálogo entre os criadores artísticos, a imprensa, e o público, que deve ser valorizada e apreciada em todo o território brasileiro”, conclui Luciano. O evento conta com produção local da própria FETAM.
Confira a programação:
1◦ Seminário de Crítica Teatral do Amazonas
Dia 11 de outubro
Panorama da Dramaturgia Amazonense (por Jorge Bandeira)
Dia 12 de outubro
Carmen de La Zone, de Sérgio Cardozo (por Wellington Júnior)
Dia 13 de outubro
É Proibido Jogar Lixo Neste Local, de Wagner Mello (por Leidson Ferraz)
Dia 14 de outubro
A Dramaturgia da Floresta (por Wlad Lima)
Mais informações: renascerproducoesculturais@bol.com.br
*Leidson Ferraz, é jornalista, ator e pesquisador teatral
Obrigado RENASCER por este evento, inserindo Manaus nas discussões e reflexões da atualidade do fazer crítico-teatral no Brasil.
ResponderExcluir