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A Renascer Produções Culturais organiza o Seminário Internacional de Crítica Teatral desde 2005 evento que reúne estudantes, profissionais e estudiosos de diferentes formações acadêmicas em um compartilhar de experiência, opinião e conhecimento dos mais diversos países, com o propósito maior de fazer avançar o desenvolvimento do discurso crítico sobre a criação teatral, em todo o mundo. O exercício da crítica de teatro como disciplina e a contribuição para o desenvolvimento das suas bases metodológicas constituem, assim, a prática do Seminário Internacional de Crítica Teatral, levada a cabo por críticos do teatro e uma gama de especialistas nas áreas de conhecimento que entrecruzam comunicação, história, filosofia, arte, literatura e teoria teatral, dentre outras. O Seminário Internacional de Crítica Teatral é um projeto que busca implementar no estado de Pernambuco um espaço permanente de debate sobre a estética teatral contemporânea. A edição 2011 tem como tema o Teatro fora dos Eixos. Todas as atividades desenvolvidas pelo seminário terão como base a discussão das poéticas cênicas que estão se propondo em produzir trabalhos que estão fora do cânone do teatro ocidental.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Programação de Hoje


Palestra: Bonecas falando para o mundo: transformismo e performance da (des)identidade pernambucana
Com Rodrigo Dourado*
Resumo: Investigamos as relações históricas, estéticas e políticas entre os grupos Vivencial Diversiones, Trupe do Barulho e Coletivo Angu, numa panorâmica da Cena Queer pernambucana dos anos 70 do século XX aos nossos dias. Analisamos como esses grupos constroem imagens e representações do desviante sexual metaforizadas especialmente na figura do transformista traduzindo uma experiência do sujeito subalterno, atravessada pelo imaginário da cidade do Recife em sua condição de “margem” do mundo. Buscamos compreender, então, como essas teatralidades híbridas e mestiças encontram na condição “Trans” sua melhor síntese, performando a experiência do entrelugar, a (des)identidade do sujeito pós-colonial e, por isso, encontrando ecos tão expressivos nas audiências.

*Rodrigo Dourado - Jornalista, professor, diretor, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Colaborador da Revista Continente Multicultural, foi editor do Portal TeatroPE e um dos organizadores da série Memórias da Cena Pernambucana.

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